Trabalho desenvolvido pelo grupo de Tecnologia Laser do CEFITEC destacado na página principal da revista Photonics

O trabalho desenvolvido pelo grupo de investigação de Tecnologia Laser do CEFITEC: M. Catela, D. Liang, J. Almeida, H. Costa, D. Garcia, B. D. Tibúrcio, E. Guillot, C. R. Vistas “Stable Emissions from a Four-Rod Nd:YAG Solar Laser with ±0.5° Tracking Error Compensation Capacity.” Photonics 2023, 10(9), 1047, foi destacado na página principal da revista Photonics:

https://www.mdpi.com/journal/photonics

Neste trabalho foi desenvolvido e testado um protótipo de laser solar inovador, constituído por quatro cristais laser, que permitiu a primeira demonstração bem-sucedida da emissão estável de quatro feixes laser em simultâneo sem necessidade de rastreamento solar. Para erros típicos de rastreamento solar de ± 0.5°, a perda de potência total do laser foi apenas de 1%, representando uma melhoria de 8.0 vezes em relação ao resultado experimental anterior de laser solar sob condições de erro de rastreamento.

Este avanço significativo oferece uma solução eficaz para o desenvolvimento de sistemas de laser solar estáveis de baixo custo, podendo estender a sua aplicabilidade em diversas áreas.