Seminário "Deteção de corrente de imagem" pelo Mestre Ricardo Silva

Seminário:  Deteção de corrente de imagem

Mestre Ricardo Alexandre Sousa Silva (aluno PDEF)

Resumo

Existem diversas técnicas para medição da corrente de iões de um feixe, no entanto, a maioria delas é destrutiva, o que limita o seu uso em muitas aplicações científicas e industriais. Neste sentido, a medição da corrente de imagem é uma técnica não destrutiva para a quantificação precisa da corrente de feixes de iões, permitindo ainda, em determinadas configurações, a realização de espetrometria de massa. Esta técnica envolve a deteção da corrente de imagem gerada pelo feixe à medida que este passa perto de um material condutor. Dessa forma, esta técnica é de elevada relevância para diversas aplicações em que a corrente deve ser quantificada antes de ser utilizada. Este seminário irá explorar em detalhe a teoria e prática da medição da corrente de imagem, incluindo o design e a construção de configurações experimentais apropriadas e a análise dos dados resultantes. Serão discutidas as vantagens e limitações desta técnica, bem como as suas aplicações em diversas áreas.

Ricardo Alexandre Sousa Silva Bio:

Ricardo Alexandre Sousa Silva terminou o Mestrado Integrado em Engenharia Física na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em 2018. Após o mestrado, trabalhou 1 ano como bolseiro de investigação na área da Tecnologia de Vácuo no laboratório Metrovac. Iniciou o seu doutoramento em 2020 com o objetivo de estudar e desenvolver novos medidores de pressão para alto e ultra-alto vácuo. O seu trabalho envolve simulações, com especial foco na ótica de partículas carregas, design e construção mecânica, eletrónica e também ensaios metrológicos.