O livro “Solar-Pumped Lasers”, redigido pelo grupo de Laser Solar, encontra-se publicado on-line pela prestigiada Editora Springer-Nature

 

https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-24785-9

ISBN-13:9783031247859

 

Este livro didático trata-se de uma revisão compreensiva de muitas áreas diferentes no desenvolvimento e caracterização de lasers bombeados por luz solar, permitindo que os leitores consigam desenvolver as suas capacidades de desenho em laser de estado sólido e coletores solares. No final de cada capítulo são também fornecidos vários exercícios resolvidos para promover esse desenvolvimento.

O livro começa com uma breve história do laser solar e possíveis aplicações. Ao longo do livro são explicadas as teorias básicas de concentradores solares primários, secundários e terciários, formadores e não formadores de imagem. É discutida a teoria do laser de estado sólido bombeado por energia solar e as eficiências de conversão de potência solar para potência laser. Existem capítulos dedicados às ferramentas de simulação numérica ZEMAX e LASCAD, para ajudar os leitores a desenvolverem as suas capacidades em desenho inovador de laser de estado sólido.

Este livro é um dos primeiros livros didáticos a relacionar tecnologias de energia solar concentrada com tecnologias de laser de estado sólido, sendo de grande interesse para estudantes, académicos, engenheiros e projetistas de sistemas óticos e de laser.