A Amorim Cork, o maior produtor mundial de rolhas de cortiça, investiu 8 M€ em tecnologia desenvolvida pela FCT NOVA no CEFITEC para acabar com o TCA nas rolhas de cortiça natural.

A Amorim Cork, o maior produtor mundial de rolhas de cortiça, investiu 8 M€ em tecnologia desenvolvida pela FCT NOVA no CEFITEC para acabar com o TCA nas rolhas de cortiça natural. Esta tecnologia designada de Naturity, foi anunciada recentemente pela Amorim

 

rolhas, unsplash

A Corticeira Amorim apresentou, no dia 19 de janeiro, a Naturity, uma nova tecnologia que permite remover o TCA detetável das rolhas naturais, desenvolvida em parceria com a FCT NOVA.

Orlando Teodoro, professor e investigador do Departamento de Física e no Cefitec da FCT NOVA, esteve à frente da investigação, iniciada em 2016, que desenvolveu o equipamento e processo que permite a extração de mais de 150 compostos voláteis, incluindo o TCA (que dá o sabor a rolha ao vinho), sem qualquer adição de elementos artificiais.

O lançamento deste novo produto é um "marco histórico" e constituí uma das duas tecnologias lançadas hoje pela Amorim que "resultam de robustos investimentos financeiros, tempo e dedicação em I&D", informou a empresa.

Para a FCT NOVA, este lançamento é também o reconhecimento da qualidade da sua investigação, voltada para as reais necessidades de mercado, e resultado da consolidação das suas atividades de valorização do conhecimento.

A transferência de tecnologia foi assegurada com o apoio do IRIS- Innovation Research and Impact Strategy da FCT NOVA e da Frontier I.P.

 

Na imprensa

Corticeira Amorim cria tecnologia para acabar com o sabor a rolha” (Eco Sapo)

Corticeira Amorim lança tecnologias para acabar com sabor a rolha (Dinheiro Vivo)